terça-feira, 29 de outubro de 2013

Em constante construção...

Por Fernanda Santiago Valente

Já reparou que a maioria de nós tem a mania de ajudar e aconselhar alguém? Mas será que quando aconselhamos estamos preparados para isso? Aconselhar alguém jamais deverá partir das minhas experiências frustrantes, pois o que não funcionou pra mim pode servir para outro. Ninguém é igual e é exatamente isso o que nos torna humanos.
Precisamos ser saudáveis e isso significa obter grande êxito nas quatro principais áreas das nossas vidas: espiritual, físico, emocional e relacional. É muito difícil, mas busco melhorar a cada dia. Sempre tive a mania de cuidar primeiro dos outros para depois cuidar de mim. Só que para me entender, tive que inverter o quadro: cuidar de mim primeiro, negar muitas coisas, abrir mão de paixões, trabalhos, amizades para então, renascer. No momento, estou me reconstruindo. Mesmo que eu tenha escolhido zerar a minha vida, não quero me transformar numa pessoa egoísta e isolada. Penso que cada pessoa tem um jeito diferente de se reconstruir. Eu decidi conversar com Deus. Fui direto ao primeiro mandamento:  Só para depois, procurar vivenciar o segundo:
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:37-39

Amo o meu Deus e tenho o meu jeito particular de me comunicar com ELE. Mas para viver o segundo mandamento tive que colocar a mão na minha consciência e fazer a pergunta: Eu me amo? Cheguei a conclusão que me amo, pois aceitei o novo e não precisei prejudicar ninguém para isso.  Amar o nosso próximo é uma tarefa difícil nos dias atuais, principalmente porque optamos nos isolar, mas se estamos de bem conosco, conseguimos nos aproximar do outro.
No post anterior eu escrevi sobre a nossa vida espiritual, que esta é a área mais importante da nossa vida. É ela que nos coloca em conexão com outras áreas muito importantes.
Vivemos numa época em que as pessoas se preocupam muito com a aparência física. Isso é muito importante, não podemos ser negligentes com o nosso corpo, mas não podemos fazer disso um manual: tomar remédios para emagrecer, fazer exercícios em excesso, entrar numa dieta maluca, apenas adorando o corpo, para exibir. Cuidar do corpo da forma correta é adorar o que tem dentro dele:
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19
O nosso corpo é templo do Espírito Santo, é por isso que deve ser cuidado. Ter saúde física e excelente aparência é cuidar do templo, com hábitos saudáveis, sem vícios. Tudo em exagero estraga o corpo.
Outra área das nossas vidas que deixamos ser atacada é a sentimental. Devemos sim expressar os nossos sentimentos, mas não podemos deixar que eles nos controlem, nos dominem. Nossas emoções também são falhas:
Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:7
Já reparou que Deus quer que tenhamos equilíbrio? Lembrando que guardar as emoções não é moderação, pois quando acumuladas, provocam estresse, nervosismo e podemos até estourar, sendo mais literal: chutar o balde e depois se arrepender.
Sinceramente, o que não quero ter na minha vida é arrependimento. Sei quais são os sentimentos que me atrapalham e são eles que Deus está me ensinando a controlar: alegria em excesso, ciúmes, mágoas e decepções...
De mim, notei que a alegria exagerada causa inveja nos outros, até mesmo num amigo querido e familiar. Tenho controlado o meu jeito de contar algo que me fez feliz. O ciúmes além de fazer mal a mim, faz mal ao outro e há bastante tempo não deixo que ele venha controlar a minha vida, apesar de sentir. Tem que ter moderação, entendeu? Deus nos deu os sentimentos, e eles existem, sendo bons ou maus.
Sobre mágoas e decepções, aprendi que são constantes e inevitáveis. Tem gente que tem facilidade em perdoar, eu não. Demoro, mas perdoo. O tempo tem me mostrado que sou capaz de moderar meus sentimentos e isso tem feito muito bem pra minha alma.
Algumas pessoas mais chegadas estranham um pouco a minha mudança, mas confesso que me sinto melhor hoje. É bom se auto analisar e arrancar aquilo que atrapalha, arrancar péssimos hábitos. Deus transforma, basta eu identificar o que não faz eu progredir. Não precisei que amigos, pastor identificasse essas coisas. Foi um processo natural.
Por que escrevi sobre o meus sentimentos e decidi mudar muitas coisas em mim? Exatamente porque os nossos relacionamentos merecem ser sadios. Sei que ninguém é perfeito e estou muito longe de ser, mas em meio a amizades, trabalho, cônjuge, família, o que exigimos do outro é respeito. Só dessa forma consigo amar o meu próximo.


sábado, 26 de outubro de 2013

De onde vem a nossa energia?

Por Fernanda Santiago Valente

Tenho a grande convicção de que dependemos do poder de Deus pra tudo, pois ELE é a nossa maior fonte de energia. Não podemos confiar apenas na nossa própria força de vontade, pois às vezes falhamos.
Caminhar com Deus é conhecer o ritmo tranquilo da graça:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Mateus 11:28-30
Notou nesses versículos que Jesus não está chamando os alegres, egocêntricos, realizados e perfeitos? Ele chama os cansados, oprimidos. Ele é humilde o suficiente para nos perdoar, amar e carregar o nosso fardo, nos tornando mais leves.
As pessoas nos jugam o tempo todo. Deus não. ELE é o único que conhece os nossos pensamentos. É por isso que a nossa energia espiritual é a mais importante de todas. Quando entregamos toda a nossa exaustão a Deus, nossa alma fica leve. Nosso espírito é eterno. Nossa vida espiritual necessita ser saudável, pois só o espírito dura para sempre. Nossa saúde espiritual depende de uma conexão de 24 horas por dia com o Criador. Se colocarmos Deus em todos os nossos planos, ELE nos dará energia suficiente para viver. Conectada com Deus consigo entender e fazer mudanças na minha vida. Sem Deus, a vida é pesada.
Jesus disse que somos os ramos da videira e para produzirmos frutos é necessário que estejamos conectados:
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
João 15:1-5
Devemos permanecer na videira, pois sem Deus nada podemos fazer. Não somos responsáveis de produzir os frutos, mas JESUS é. ELE nos dá apenas a energia. Quando estamos fracos, somos podados, e isso dói. Deus faz isso porque nos ama e quer que sejamos renovados para produzirmos mais, com mais força.
Eu, por exemplo, sempre tive a mania de ser a dona da razão, de querer tudo do meu jeito. Sempre acreditei que o meu casamento seria para sempre, mas mesmo orando e insistindo para que não terminasse, chegou ao fim. A energia acabou. Eu achava que estava utilizando da força de Deus, mas não. Era a minha força, a minha vontade. Por que as pessoas tem mania de dizer que só porque é crente tudo sempre será perfeito? Não existe divórcio para o crente?
Deus decidiu podar o meu coração. Eu não aceitava. Doeu muito... mas escolhi permanecer na videira, mesmo vendo tantos ramos floridos em minha volta.
Deus quis me dar uma lição. Aprendi a ceder. Tenho um novo amor tão genioso quanto eu. Temos um filho lindo e isso só mostra que Deus renova tudo sempre. O que peço apenas a Deus é força e energia para lidar com tudo o que me cerca. Não sei o que acontecerá amanhã, mas creio que será o melhor pra mim, só tenho que permanecer e acreditar.
O meu propósito é começar o meu dia conversando com Deus, orando para que a vontade DELE se cumpra em minha vida, mesmo que eu não saiba qual seja a sua vontade, pois na bíblia só diz que é “boa, perfeita e agradável”.

Deus conhece todos os meus pensamentos, até mesmo o que existe de mais podre dentro de mim. Não preciso orar em voz alta para que todo mundo escute, além disso, ninguém precisa saber como é a minha sujeira e se já está limpa. Deus me ajuda a limpar. Pra que confessar nossos podres ao mundo se podemos confessar a Deus? ELE sabe muito bem o que dói dentro da gente. É por isso que sigo em frente. Lógico, que podemos confessar nossos problemas a um amigo ou pastor, mas penso também que todos nós estamos em construção. O seu amigo, o seu pastor também tem alguma sujeira e é exatamente o “podre” dos outros que geralmente nos atinge. Por isso, é bem melhor conversar intimamente com Deus, nossa energia maior. O único que nos compreende verdadeiramente e fielmente. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Qual o valor que damos ao nosso tempo?

Por Fernanda Santiago Valente

O nosso tempo é longo quando não temos paixão pela vida ou pelas atividades que estamos praticando. Agora, quando fazemos o que gostamos, tudo passa rapidamente que nem notamos. Energia e paixão é o que torna o nosso tempo inesquecível. Temos que procurar alegria e significado em nossas vidas. Não podemos nos prender ao passado e nem ficar paralisados com o futuro.
A melhor forma de investir o nosso tempo são nos relacionamentos, nas pessoas. O contato face a face. Quanto tempo gastamos o nosso dia naquilo que fazemos melhor? Geralmente, deixamos de praticar o nosso melhor desperdiçando o nosso tempo em coisas que não nos trazem benefícios nenhum: horas em frente à TV, quase o dia todo conectados no facebook pelo celular ou até ouvindo conversas que não são produtivas para as nossas vidas.
E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
2 Coríntios 6:1
Precisamos de tranquilidade para ouvirmos a voz de Deus. Precisamos praticar atividades que satisfazem a alma: almoçar com a família, ler um bom livro, reencontrar um amigo, caminhar, ter um tempinho livre para observar o canto de um pássaro, etc... Quanto tempo não fazemos isso?
Para aqueles que passam a maior parte do tempo ocupados com trabalho, também é importante descansar. Deus produziu e descasou, não foi? Parou no sétimo dia para apreciar toda a sua obra de arte, toda sua produção. É por causa disso que o nosso corpo e coração também necessitam de muita atenção.
Amo escrever, desenhar, criar e penso que essas são as minhas melhores áreas de produção, mas ultimamente não tenho gasto as minhas energias nessas habilidades. Por isso, parei um pouco para refletir e analisar com o que eu tenho gasto o meu precioso tempo.
O meu objetivo neste texto é abandonar coisas que faz eu perder tempo, a principal delas é o facebook.
Acredito que eu não seja a única pessoa neste mundo que toda hora entra no facebook para ver as atualizações, compartilhar algo ou curtir alguma coisa... Não acho errado entrar no facebook, apesar de conter coisas destrutivas, o facebook também é uma ferramenta que contém coisas interessantes, como grupos, pessoas desaparecidas, causas, diversão, etc. Ele só passa a ser destrutivo quando passamos maior parte do nosso dia conectados nele. A partir de hoje, entrar uma ou duas vezes na rede será o meu limite. Já tirei o facebook do meu celular. Chega! Sabe por quê? Penso que isso não é vida social. Inconscientemente acabamos nos isolando e ao mesmo tempo nos exibindo. Esse tipo de comunicação começou a me incomodar quando eu estava com uma amiga tomando café e ela não parava de tirar fotos do café com o celular e na mesma hora, postava as fotos no facebook. Nunca senti tanta superficialidade. Ela só conversava comigo sobre as atualizações:
_Olha só o que o Fulano está fazendo?
O nosso papo que poderia ser algo legal não fluiu. E a partir daí comecei a observar o meu comportamento e o dos outros. Pelo celular, eu acessava o facebook toda hora. Era um comportamento automático. Acessava o face quando estava amamentando o meu filho, quando ele dormia ou em lugares que me causavam cansaço como filas, etc. Carregar o celular pra mim era carregar todos os meus amigos e familiares. Mas não é assim...
Facebook atrapalha! Ele rouba o nosso tempo. Além disso, ele impede que conversemos com alguém que senta ao nosso lado no ônibus, ou então, que está a nossa frente na fila do supermercado. Facebook causa dependência. Publicamos algo, alguém curte, comenta ou compartilha e ficamos toda hora vendo quem fez isso. Não é só isso! Ele também vira uma voz de desabafo. Eu e tantos outros publicamos o que estamos sentindo e isso faz com que machuquemos os sentimentos dos outros diretamente ou indiretamente.
Postamos fotos de comidas ou lugares que estamos. Fazemos declarações publicas de afeto e enfim, mostramos o quanto somos carentes. E a tendência é piorar. No facebook vemos a vida do outo, sendo verdadeira ou não. Lemos depoimentos e pensamentos que nos alegram ou nos entristece. Vemos a foto de uma festa de um amigo que não nos convidou. E de repente ficamos na dúvida: Será que é mesmo meu amigo?
Vemos também aquele amigo que sabemos que não gosta de Fulano curtindo, comentando e puxando o maior saco desse Fulano. E noto que não é nada saudável.
Continuarei a publicar minhas coisas no facebook, mas não com a mesma frequência. Estou trocando o meu facebook pelos meus velhos livros, um passeio, um papo com um amigo que não esteja “conectado” ao celular, momentos com o meu filho e minha família. A vida não é facebook e tempo desperdiçado não se recupera.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O que me faz ter paixão?

Por Fernanda Santiago Valente

Temos que manter o nosso foco no que é importante. A família, o trabalho, o quê? Penso que a nossa paixão deve estar primeiramente em Deus, pois dessa forma, nos apaixonamos por nós mesmos e facilmente pelas pessoas e coisas que nos cercam.
Nossa vida tem que ter sentido e eu sou a única responsável por ela e não os outros. Eu terei que escolher o estilo de vida e aparência que terei hoje, e para ter valor, essa aparência tem que vir de dentro, tem que ser verdadeira.
Sei também que a paixão pelas coisas, muitas vezes são momentâneas, pois logo aparece algo novo que nos apaixonamos. Somos assim desde bebês. Observando meu filhinho, que tem apenas 8 meses, noto a capacidade dele de se apaixonar. Tudo é novidade. Ele para para admirar um brinquedo novo, uma criança e até mesmo uma caixa de papelão, que aos nossos olhos pode não parecer ter graça nenhuma.
Por que será que paramos de nos admirar com as coisas quando somos adultos? Seriam as preocupações? A ansiedade pelo amanhã?
O meu filho tem me ensinado a admirar o hoje. Viver é aprender e isso, é se admirar. Mas não podemos nos conformar, deixar de aprender coisas novas. O Davi já engatinha há um tempo e a cada dia descobre que pode fazer alguma coisa diferente. Ele mesmo se admira quando consegue pegar algo, subir em algum móvel e isso faz com que conheça suas habilidades.
Nós temos muitas habilidades, mas não damos muita importância a elas, assim como os bebês e as crianças. Entre uma tentativa e outra ao subir num móvel, o Davi às vezes leva um tombo. Nunca o reprovo quando cai, pois se eu o reprovar sinto que poderá sentir medo ao tentar novamente. Sei que alguns tombos machucam, mas sempre estou por perto. E quando acontece, apenas o pego no colo e o acalmo, o levando ao chão novamente.
Sinto no meu coração que Deus me ama da mesma forma que amo o meu filho. Quando eu caio, ELE espera apenas que eu tente novamente, e quando me machuco, ELE também me pega no colo, pois a vida é cair, levantar, continuar...
O motivo para continuar? Admirar, se apaixonar, conhecer novas habilidades...
Sabe aquela caixa de papelão que não tem a menor graça? O meu filho coloca na cabeça, faz dela uma casinha, eu a puxo com ele dentro como se fosse um carrinho... E nós? Quais são as coisas que temos que aprender a admirar?

O Davi tem me ensinado a achar graça nas pequenas coisas e isso, me ensina também a ter paixão. 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O começo

Fernanda Santiago Valente

Que a vida é cheia de surpresas, disso sabemos. O inesperado sempre bate a nossa porta. Hoje estamos vivos, mas amanhã não sabemos. Podemos ter um dia repleto de alegria, mas ele também pode ser muito cheio de lágrimas. É sol e chuva. O tempo não para. Sentimentos vem e vão. Pessoas também.
Não paramos pra pensar que hoje pode ser o último dia de nossa vida aqui na Terra. Talvez se soubéssemos, brigaríamos menos, perdoaríamos mais. De certo, viveríamos, aproveitando cada segundo.
O maior presente que Deus nos deu foi a vida e o Espírito Santo que vive dentro de todos nós. Pena, que muitas vezes ignoramos sua voz. Sabe aquela voz que sempre bate dentro do nosso coação? _Vá! Faça hoje! Abrace hoje! Ame hoje! Não tenha medo! Vai dar tudo certo!
Pois é, Deus está o tempo todo conosco esperando a nossa atitude. ELE nos fez semelhantes a ELE e está apenas esperando uma prudência de nossa parte. Ele só diz: _ VIVA COM PAIXÃO.
Viver com paixão não é viver de forma irresponsável, fazendo tudo o que você acha que tem direito. Não. Também não é abrir mão de vários sonhos e ficar todos os dias imaginando como será a vida no céu. Temos que experimentar o AMOR aqui neste mundo mesmo, servindo de forma extraordinária.
Nosso tempo aqui é limitado, temos que viver o melhor dele. Nossos dias merecem ser muito especiais.

Oração: Papai querido, só tu sabes o meu fim. Tu colocastes em meu coração este mundo que é lindo e ao mesmo tempo conturbado. Ensina-me Senhor a enxergar tudo com olhos espirituais. Ensina-me a amar, a perdoar, a fazer do dia de hoje um dia muito especial. Um dia tão especial que eu não me venha a se arrepender de nada. Que eu te ame mais a cada dia, que eu me ame mais, que eu ame todos que estão ao meu redor

Propósito de vida

Por Fernanda Santiago Valente

Quantas vezes você já ouviu que Deus tem um propósito em sua vida? Aceitar o propósito é uma decisão sua e este propósito está dentro de você. O que você quer alcançar? Um emprego, um amor, uma viagem? Tudo isso são propósitos que carregamos dentro da gente e Deus sempre tem um ou vários propósitos para nós. O propósito em Deus é saber e ter certeza que ELE cumprirá todos esses sonhos em sua vida. Lembrando que os propósitos de Deus não são egoístas. Os propósitos de Deus sempre envolvem você e mais alguém. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novo conceito




Oi amigos leitores, depois que meu bebê nasceu não tive mais como atualizar o blog, mas agora que ele está com 7 meses já consigo me dedicar às minhas coisas. Tudo mudou na minha vida e eu ia também mudar de blog, mas não, pois já tenho muitos seguidores aqui e seria muito trabalhoso convidá-los a conhecer outro blog. Começo aqui uma nova fase, chamada  "Um anel e um cordão de três dobras", minha aliança com Deus, repleta de inspirações e orações. Espero que goste!