quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Você tem sede de que? Você tem fome de que?

Por Fernanda Santiago Valente

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...
(Comida - Titãs)

Você já parou para pensar que às vezes um sorriso vindo do coração mata a fome de um necessitado? Por que será que algumas pessoas nos aborrecem tanto?
A fome não está apenas caracterizada ao pão e a água. Algumas pessoas sentem fome de cultura, sentem fome de ler e escrever, outros, sentem fome de atenção e amor.
Ao invés de aborrecer aquele que te aborrece, tente procurar saber que tipo de fome essa pessoa tem... todos nós sentimos fome de algo. E sede heim?
Eu tenho muita sede de Deus. E você? Será que não seria melhor toda a humanidade se unir para beber mais de Deus. Pense nisso!

"Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber" (Provérbios 25.21)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O vazio

Por Fernanda Santiago Valente

Sabe aquele dia que você para e pensa, pensa, pensa e ao mesmo tempo não pensa? Pois é, estou assim. Ando pensando no vazio diário. Ando pensando no vazio das pessoas. Ai, como tudo isso me incomoda. Cada vez que olho para alguém vejo um fantasma. Vejo cada bicho horroroso. Tudo começa quando me olho no espelho, o susto é fatal! Ando pela casa e procuro o que fazer... Então leio. É, acabo lendo algo que me assusta mais ainda: “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
Termino de ler o livro e fico com a mocinha feia vagando em minha memória. Que final mais triste, que coisa mais horrorosa. Afinal, ela era simples demais, comum. Qualquer palavra diferente era linda. A palavra CULTURA era fenomenal para alguém que não possuía um mínimo de conhecimento. Observo, olho para as outras pessoas. Começo a pensar na vida do vizinho, na mulher maltratada que passa pela rua. Só penso em feiúra. Será que alguém é feio por que quer?
Eu achei a mocinha feia bonita. A beleza dela era interna. Ela não conhecia. Ela não sabia. Então, paro novamente e olho para os fantasmas internos. Ah, são muitos fantasmas. Ligo a televisão e vejo algo terrível: Uma mãe se apaixona pelo próprio filho.
E mais uma vez paro para pensar: O que pode ser mais feio que a falta de conhecimento? Vi que o feio é o vazio.
Novamente fui ao espelho e vi que só estava faltando um brilho, um retoque talvez. Bastou apenas pentear os cabelos, passar um batom e pintar os olhos. A aparência havia mudado. Coloquei um sorriso nos lábios e pronto. A primeira pergunta que ouvi foi a seguinte:
_Vai sair?
_Não, respondo.
_Então por que se arrumou?
_Eu não me arrumei. Estou com a mesma roupa. Eu só estava querendo espantar o fantasma, falei.
_Fantasma? Que Fantasma?
_Aquele que às vezes quer que eu fique feia, com cara de louca.
_Está certo!
Respondi assim para o meu avô e fiquei zanzando pela casa. O meu pensamento voava. Peguei uma revista de moda para ler e vi muitas mulheres bonitas, siliconizadas, fazendo dieta, eram aqueles assuntos idiotas que não dou muito valor. Aquelas da revista estão vazias de conhecimento. Falta algo. Falta a busca do eu. Quem sou? Para onde vou? Onde quero chegar? Talvez as pessoas estejam indo para o mesmo lugar. Querem ir ao encontro do mundo que não existe. A televisão, a revista, o jornal, a internet, o rádio são ilusões diárias, são tormentos que tentam me hipnotizar. Como eu queria ser igual a Fulana. São as frases que ouço. Nada mais. Não ouço mais nada. Carrego mil informações. Minha cabeça não para. E ao mesmo tempo, tudo o que penso não serve pra nada. Por que sou assim? Lembro da prostituta que não sabe porque se tornou prostituta. Queria ela ser atriz? Jornalista? Advogada? Encontrar um amor e ser feliz? Penso na prostituta e vejo uma poesia:
“O meu ponto é ali na esquina
Moro sozinha
Ninguém me ama
Por isso te espero na rua
Com a lua nua
Para ser tua
Em qualquer cama”
Não consigo pensar em nada mais vazio. Ah, sim. Consigo pensar em algo mais vazio. Penso nos adolescentes que tem pai e mãe. Penso naqueles que tem escola, comida e ainda conseguem reclamar da vida. Ouço frases bestas. “Escola é um saco”, “A professora é uma burra”, “Ah mãe, cai fora!”. É o vazio. Apenas o vazio.
E ainda pensando... Alguém me telefona. Era uma amiga que eu não conversava já há alguns meses. Ela me pergunta como é que consigo aturar o “mala” do meu esposo por tanto tempo. Ela chamou o meu esposo de “mala”. Mas sei lá, ela estava sem “mala” para carregar. Estava vazia, e com certeza, a procura de um “mala” como o meu esposo. A cada final de semana ela sai com um. Curte adoidado. Transa. O cara some e nem sequer telefona. E sobra, pois é, sobra apenas o vazio.
Não consigo mais parar de pensar no amor. Por onde ele anda? As pessoas querem o prazer. Querem apenas consumir por consumir. Ficar por ficar. Desejar o que é ilusão. Sonhar com o carro do ano, ir para as mais agitadas baladas, dar umas cheiradas, se embriagar talvez. E por aí vai. Vazio por vazio. As pessoas querem ser aquilo que estão vendo na televisão, na mídia. Querem viver de fantasia. Uma fantasia fatal, uma fantasia que não existe. Uma ilusão.
Repito mais uma vez, aquela mocinha do livro era bela. Ela não sabia...
Mas nós conhecemos. Vivemos na era da informação. Vivemos o vazio simplesmente porque está na moda ser vazio. São os fantasmas...
DEUS é o único que pode preencher o vazio... O AMOR

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Por que louvar o tempo todo em nome de Jesus?

Por Fernanda Santiago Valente

Algumas pessoas vivem questionando: Por que Deus nos fez para adorá-lo? Isso não seria egoísmo?
É! Talvez muitas pessoas ainda não tenham notado que são elas que estão sendo egoístas por questionarem Deus dessa forma.
Quando você acorda pela manhã, qual é a primeira pessoa que você agradece? Não é a Deus?
Todos os seres que respiram louvam ao Senhor.
As plantas,
Os animais,
Os seres humanos.
Louvemos ao Senhor pela água, pelo céu, pelo mar, pelo pôr do sol e pela chuva do fim de tarde.
Louvemos ao Autor da Vida, que planejou todos os seres
Deus só quer que cada ser reconheça o maior milagre: que é a vida
Nosso dever: amar a vida!
Adorar a Deus!

"Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais" (Salmos 71.14)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A viagem não aconteceu

É amigos. Vou ficar por aqui. Meus planos foram frustrados por causa do tempo e das estradas do Rio Grande do Sul, que estão inundadas. Ninguém viu a notícia antes, e por isso, Deus nos livrou... Melhor assim. Quando o tempo melhorar, farei a viagem, e em amor. Só Deus sabe o quanto estava sedenta por isso, mas ELE não permitiu.
Então, volto aos meus trabalhos, já entrando em contato com os meus alunos e clientes... E me dedicando também ao meu blog.

um beijo e já volto...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Onde está o amor?

bado, eu e meu esposo fomos assaltados por dois menores. Um deles estava armado. Eles nos pegaram de surpresa. Estavam de bicicleta e nos abordaram de frente. Levaram a minha bolsa e a carteira do meu esposo. Graças a Deus não aconteceu nada com a gente. E logo mais tarde, recebi o telefonema de um policial, dizendo que havia encontrado a minha bolsa com todas as coisas e documentos, inclusive a carteira do meu esposo. Bom, o susto ainda não passou, pois agora ando pelas ruas olhando para todo o lado. Não é a primeira vez que isso acontece comigo. Fico triste porque esses meninos não sabem o que fazem. Estão roubando para sustentar seus vícios... E infelizmente, acabam tendo um futuro sem perspectivas.
Seria tão bom que esses jovens tivessem alguma referência na vida. Seus pais muitas vezes fazem o mesmo. Já nasceram acreditando que a vida não é pra eles. Triste! Muito triste! Tenho esperança que eles ainda possam encontrar o amor, pois ninguém merece essa violência.

Deixo o vídeo abaixo:





Amigos, não postarei estes dias, pois viajo hoje para Aceguá - RS - fronteira com o Uruguai - para um trabalho missionário junto com algumas irmãs da minha igreja e de outras também. Ficarei uns 20 dias sem escrever aqui. Deixo um grande beijo para as minhas amigas blogueiras: Ariana, Jordana, Mércia, Priscila, Luciana, Carla e também a todos que me acompanham. E se você não me acompanha, por favor, comece agora. Aguardem mais poesias, dicas literárias e pensamentos. Deus te abençoe!





João Thiago: Eu te amo! (e já estou com saudade)